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10/13/2006 

O Teatro

As regras do jogo são:

1. Cada personagem desempenha um papel.
2. Os papeis são complementares e, em certos casos, rotativos conforme a necessidade.
3. A personagem tem possibilidade de alterar a história na qual está inserida e de passar de personagem secundária ou figurante para Herói, Ajudante, Mensageiro ou Vilão.
4. O papel que se representa está intimamente ligado com a geneologia Familiar, Cultural e Espacial na qual se vive a história. É impossível escapar a estes factos.
5. A personagem só cresce ultrapassando o meio no qual está inserida e assim descobrindo quem é. Isto significa que a mesma passa processos de Indepêndencia e/ou Desidentificação/Desenraização.
6. Os papeis funcionam no teatro da Vida em justaposição com o teatro da Morte
7. Algumas personagens são interdependentes e o seu papel passa por uma Mensagem ou Acção em conjunto com outras personagens. Estes papeis são cruciais na criação do Realismo e Verdade da história.
8. Existem papeis que são personificações puras de Mitos ou situações Alegórias. Estes papeis representam Conhecimento em forma de Sacríficio.
9. Existem personagens que se sentem injustiçadas com o papel que têm a desempenhar e por pura incompreensão tentam roubar ou dificultar o papel do outro. Estes papeis "destrutivos" abrem portas para a criação de uma nova história ou de um novo começo. Impedem por isso a Repetição de condutas ou acções centrais. São papeis Dinâmicos.
10. Quanto maior o grau de desempenho e dinâmica, maior a possibilidade de iluminação e reconhecimento. Este é um ciclo contínuo e estranhamento aditivo.
11. Os papeis ganham maior ênfase e realismo dramático quando confrontados com os papeis das outras personagens.
12. Existem personagens que não sabem jogar e precisam ser educadas, inspiradas ou motivadas. Estas também representam um papel ou uma instância da História.
13. Existem poucas histórias e poucos papeis, quando se consegue rapidamente entrar em personagem consegue-se igualmente manipular a história pois tem-se conhecimento interno da mesma.
14. As repetições de falas e a ritualização da representação através do exagero são fundamentais e necessárias. O psicodrama enfatizado é uma lupa para um melhor entendimento.
15. A prática perdura à teoria. A aplicação e experiência são a génese do Conhecimento.
15. Não existe outra realidade senão a do Teatro.
16. O Teatro é interminável, os cenários são vários.