« Home | Alegoria Bipolar (ou a Força Construtiva do Uruboros) » | Seco como um Salgueiro » | Peter Carroll Interview » | Exposição Light Against Time » | Towards Chaos » | Phil Hine Interview » | 1 Ano de Absurdo » | B de Beleza (Ensaio) » | See With Your Eyes Open » | Yet another day... » 

6/05/2006 

Memórias

Ontem, no meio de uma amena cavaqueira (gostava de entender as raízes desta maldita expressão), cheguei á brilhante conclusão de que as memórias só existem se forem partilhadas e contadas, de outra forma não perduram e acabam por ser esquecidas ficando apenas fragmentos soltos e sensações vagas... A cabeça é assim mesmo: precisa de ser estimulada.

Acontece que durante grande parte da minha vida, principalmente o período da adolescência, não foi passado propriamente em grandes grupos de amigos. Tive/tenho um grande amigo-irmão com quem partilhei várias aventuras e esquemas suficientemente marados para viverem na minha cabeça até hoje, mas excluíndo esse caso bem sucedido e ainda presente, penso que não existe mais ninguém com quem tenha mantido contacto ou que queira de alguma forma (re)visitar hoje em dia.
De certa forma parece que tive um crescimento fora do vulgar, pois não tenho assim tantas aventuras malucas ou pelo menos não me recordo das mesmas.

Uma situação interessante relativa a este tema da memória é que quanto mais se conta algo mais se intensifica esse acontecimento e se mantém essa memória viva. Trata-se de um pequeno pensamento flutuante que se continua a encher quando este parece já vazio e sem força para voltar a voar.
No entanto, se virmos bem, só se alimenta esta memória se houver uma RAZÃO válida, isto é, se de alguma forma recuarmos no tempo por motivos de contacto com algo semelhante a essa época (alguém parecido, uma música, um cheiro, um filme, whatever), se tal não acontecer é dificil ir buscar uma memória sem razão aparente.

De forma sucinta, penso que hoje em dia tiro mais fotografias ao presente e faço mais por tentar-me recordar e reforçar a ideia de que me sinto bem e quero manter isso como memória para o passado e futuro. Até ajuda a desfrutar o presente.
Não acho que viva mais hoje do que vivi há, por exemplo 5 anos, provavelmente tenho tantas experiências como tinha, simplesmente quero ter a habilidade de as recordar e ter pontos de referência que me reajustem.